BIOTECNOLOGIA E BIOÉTICA


Primeiramente, leia o texto abaixo.

Biólogo

O trabalho do biólogo é bem amplo. Atua no desenvolvimento de projetos voltados para a preservação da natureza (animais e plantas). Assessora na implantação de projetos de proteção ambiental e na implantação do ISO 14000 nas empresas. Atua na pesquisa científica de instituições públicas e privadas. Trabalha em laboratórios de exames biológicos e patológicos. Muitos biólogos vão para a área do magistério (ensino fundamental e médio). Trabalha em parques ecológicos, museus e zoológicos.

Características profissionais importantes (aptidões, habilidades e competências)

Gostar muito da natureza (plantas e animais), capacidade de trabalhar em equipe, conhecer os recursos naturais, facilidade em lidar com animais, interesse pela pesquisa científica.

Fonte: Disponível em: http://www.suapesquisa.com/profissoes/biologo.htm. Acesso em: 22 nov.2016.

Considerando as informações acima e correlacionando-as com os estudos da Bioética, analise as afirmações e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I)  Assim como todo e qualquer profissional, o biólogo tem direitos e deveres. Quanto aos direitos consta que o profissional tem o direito de exercer sua profissão sem sofrer restrição e/ou discriminação, além de estar ciente de que deve trabalhar sob condições mínimas para o exercício profissional.

II) Assim como todo e qualquer profissional, o biólogo tem direitos e deveres. Quanto aos deveres podemos ressaltar o compromisso em manter-se em aprimoramento constante, assegurando a qualidade de seu trabalho e melhorando a eficácia de execução. Dedicar-se à profissão e saber responsabilizar-se apenas pelo que é capaz de exercer e desenvolver. Contribuir para a disseminação da informação e a consequente melhora da qualidade de ensino e estudo das Ciências Biológicas.

III) O código de ética profissional do biólogo foi aprovado em 12 de junho de 1991. Nele estão contemplados todos os deveres e as diretrizes que os biólogos, em exercício, devem seguir, sendo obrigatório o registro do profissional no Conselho Regional de Biologia, da respectiva jurisdição, bem como o cumprimento dos seus deveres e de suas obrigações.

Está correto o que se afirma em:


III, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III.


I e III, apenas.


II e III, apenas.

É sabido, e muito bem definido, que as questões que envolvem a saúde não são dependentes única e exclusivamente das pesquisas e avanços tecnológicos, pois a base deste pilar se constitui de fatores culturais e psicossociais. Dessa maneira, todos os seres humanos, independente de raça, cultura e etnia, devem se beneficiar dos padrões éticos da medicina e pesquisa, desenvolvendo assim novos enfoques no âmbito da responsabilidade social, assegurando, dessa forma, que o progresso da ciência contribua para equidade e justiça.

A respeito dessa temática e considerando os diversos modelos bioéticos, assinale a opção CORRETA.

Modelo baseado principalmente no cálculo das consequências de uma ação, baseando-se na relação custo/benefício. Os temas envolvidos são relacionados, por exemplo, às decisões de um médico para com a escolha de uma terapia eficaz para cada indivíduo, que se baseia nos benefícios e riscos que um tratamento pode gerar. Neste modelo não se pode comparar os benefícios ao dinheiro ou bens materiais resultantes de uma ação. Por isso, faz-se necessário moderar o utilitarismo da ação, criando vertentes e regras de benefício mais amplas, como a equidade, imparcialidade, cálculo de felicidade social, entre outros.


Ontológico e sócio-biológico.


Pragmático-utilitarista.


Personalista ou liberal-radical.


Subjetivista ou liberal-radical.


Ética descritiva e modelo sócio-biológico.

Leia atentamente o texto abaixo.

A fascinante abrangência do uso desta tecnologia tem mudado a história da Ciência nos últimos 50 anos. A realização do Projeto genoma e as técnicas de mapeamento genético são reflexos dessa grandiosidade. Com o progressivo desenvolvimento científico nesta área há a esperança de que se resolvam muitos dos problemas enfrentados pela humanidade atualmente como a erradicação da fome no planeta, através de melhores e mais eficazes técnicas de cultivos (transgênicos), e o tratamento de doenças que hoje são incuráveis, com a terapia gênica.

Fonte: Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-tecnologia-do-dna-recombinante-e-suas-multiplas-aplicacoes/10701/. Acesso em: 24 out.2016.
 

Considerando o texto acima e seus estudos sobre a fragmentação do DNA por enzimas de restrição, analise as assertivas a seguir e, na sequência, assinale a alternativa CORRETA.

I - As endonucleases de restrição podem ser utilizadas na técnica do DNA recombinante, atuando na fragmentação do DNA que será inserido no plasmídeo.

II - As endonucleases de restrição reconhecem uma sequência de nucleotídeos no DNA alvo. 

III - As endonucleases de restrição podem reconhecer sequências de 4, 6 e até 8 nucleotídeos no DNA alvo.

Está (ão) correta(s) a(s) assertiva(s):


I e II, apenas. 


II e III, apenas. 


I, II e III. 


I e III, apenas. 


I, apenas. 

Muitas pessoas acreditam que a eticidade, ou a condição de vir a ser ético, tenha apenas caráter determinístico para ouvir-se o que “diz o coração”. Mas, acredita-se que essa seja apenas uma característica de sensibilidade de percepção dos conflitos entre o “ser ético” para os que tiverem a capacidade de percepção dos conflitos entre “o que a cabeça pensa e o que o coração diz”, podendo-se percorrer o caminho entre a razão e a emoção, posicionando-se na parte desse percurso que se considere mais adequada (SEGRE; COHEN, 2008).

A respeito dessa temática, avalie as informações a seguir.

I) De acordo com Segre; Cohen (2008, p. 17), “uma pessoa não nasce ética; sua estruturação ética vai ocorrendo juntamente com o seu desenvolvimento. De outra forma, a humanização traz a ética a seu bojo”.

II) Para Segre; Cohen (2008, p. 19), o conceito de valor está intimamente vinculado ao sentido atribuído à seleção ou preferência. Mas, nem por isso deve-se considerar que alguma coisa tem valor somente por ter sido escolhida ou preferida, pois essa escolha ou preferência pode vir acompanhada por algum motivo específico.

III) Para Barton & Barton (1984), o estudo da moral consiste especialmente em questionar-se o que é correto ou incorreto, o que é uma virtude ou uma maldade nas condutas humanas. A moral, para esses autores, é um sistema de valores, do qual resultam normas que são consideradas corretas por um determinado grupo social, como, por exemplo, os Códigos Civil, Penal, ou até mesmo os Dez Mandamentos.

IV) De acordo com o dicionário Aurélio Buarque de Holanda (2003), “moral é o conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada”.  

Está correto o que se afirma em:


I, III e IV, apenas.


I, II, III e IV.


I e III, apenas.


II, apenas.


I, II e IV, apenas.

Você como um futuro profissional, deve ler e compreender o código de ética do biólogo, comprometendo-se em trabalhar de acordo com as normas criadas para garantir o bem-estar e assegurar os deveres e obrigação do profissional.

A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I)  Quanto às células-tronco embrionárias, a nova lei (Lei nº 11.105) passou a permitir a sua utilização quando: “[...] obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento, atendidas as seguintes condições: (a) - sejam embriões inviáveis, ou (b) - sejam embriões congelados na data de publicação desta Lei, depois de completarem três anos, contados a partir da data do congelamento” (Lei n° 11.105, de 24.03.05, art. 5º, incs. I e II).

II) Pesquisas com a utilização de células-tronco adultas (encontradas na placenta, no cordão umbilical e medula óssea) oferecem resultados comprovados. A CNBB, em seu Doc. 80, diz “sim” às pesquisas com células-tronco adultas, dentro dos parâmetros éticos. Em relação às células-tronco embrionárias, na época de aprovação do então projeto de lei de Biossegurança, cientistas interessados e grupos de pressão apresentavam categoricamente as células-tronco embrionárias como sendo a solução garantida dos problemas de portadores de deficiências. Uma vez aprovada a lei, é que cientistas e certos noticiários passaram a afirmar que as pesquisas demandarão muitos anos e que não se pode prometer qualquer resultado.

III) A clonagem trata-se de uma técnica na qual se produz cópias de genes ou células de um organismo, sendo um processo de reprodução assexuada. Por se tratar de um fenômeno recente, a clonagem ainda gera várias discussões e argumentos em meio ao mundo moderno, sendo que a questão ética torna-se cada vez mais complexa e passível de condenações, até mesmo entre os cientistas.

Está correto o que se afirma em:


II e III, apenas.


I e III, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III.


II, apenas.

Leia atentamente o texto abaixo.

O advento da biotecnologia moderna, em particular a disseminação das técnicas de manipulação genética, alterou de diferentes maneiras a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas, sejam elas de primeira, segunda ou terceira geração. Por meio de estratégias de clonagem gênica e mutagênese, podemos gerar micro-organismos atenuados (vírus e bactérias) de forma precisa e com mais segurança. Patógenos atenuados empregados nas vacinas de primeira geração podem reverter ao estado nativo virulento. Como, em muitos casos, não se conhece a natureza da alteração genética sofrida pelo microrganismo durante a atenuação, a possibilidade de reversão à virulência, embora pouco provável, é uma realidade. As técnicas atualmente disponíveis para manipulação genética permitem obter, com relativa facilidade, mutantes atenuados nos quais genes envolvidos com a patogenicidade ou metabolismo primário são inativados de forma a não comprometerem a viabilidade do organismo, mas torná-los incapazes de causar doença. No entanto, os custos elevados envolvidos nos testes clínicos e o uso consagrado de determinadas formulações, como os vírus da poliomielite, sarampo, febre amarela, a bactéria Mycobacterium tuberculosis, entre outros, diminuem o interesse de indústrias e laboratórios em investir nessas novas formulações vacinais.

Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000300003. Acesso em: 21 nov.2016.

Considerando o texto acima e seus estudos sobre a Biotecnologia moderna, assinale a alternativa CORRETA.


Os plasmídeos são moléculas circulares duplas de DNA capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico.


As vacinas gênicas são construídas a partir de técnica de RNA recombinante, utilizando como vetores, plasmídeos viróticos.


As vacinas gênicas são construídas a partir de técnica de RNA recombinante, utilizando como vetores, plasmídeos bacterianos.


As vacinas gênicas são construídas a partir de técnica de DNA ou de RNA recombinante, utilizando como vetores, plasmídeos bacterianos.


Os plasmídeos são moléculas circulares duplas de RNA capazes de se reproduzir independentemente do RNA cromossômico.

Primeiramente leia o texto abaixo e, em seguida, analise a veracidade das assertivas I, II e III.

A doação de gametas

A necessidade de um óvulo e de um espermatozoide viáveis é fator fundamental para que ocorra a fecundação. Portanto, neste processo, diante de distúrbios em que há ausência ou insuficiência de qualquer um ou de ambos os componentes necessários, a ciência, através do emprego da tecnologia de reprodução medicamente assistida, se propõe a resolver utilizando a chamada reprodução heteróloga. Nesta são utilizados óvulos ou espermatozoides doados, provenientes de outros indivíduos. As indicações médicas para utilização de espermatozoide doado em reprodução medicamente assistida hoje, depois do advento da técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozoide, na qual a coleta é feita no próprio interessado através de punção epididimal ou biópsia testicular, ficaram restritas aos casos em que estes procedimentos não são possíveis. Por sua vez, a doação de ovócitos é indicada na ausência ou disgenesias de ovários ou quando estes não responderem a estímulos hormonais, na incapacidade de fertilização dos ovócitos ou na contra indicação de coleta destas células. Já a utilização de gametas doados também pode estar associada a riscos de transmissão de doenças genéticas e riscos de doenças autossômicas dominantes ou recessivas por parte dos cônjuges ao concepto, levando os mesmos a esta decisão depois de devidamente esclarecidos. A doação dos gametas, para ser ética, deve proporcionar segurança ao casal e à futura criança. Os gametas devem estar livres de doenças infecciosas (Aids, hepatite) e também de genes causadores de doenças.

No Brasil, as normas éticas adotadas pela Resolução n° 1.358/92 do CFM exigem um registro permanente das provas diagnósticas a que é submetido o material biológico humano que será transferido aos usuários da reprodução assistida, com a finalidade precípua de evitar a transmissão de doença. Ainda, de acordo com esta Resolução o anonimato do doador para o casal e vice e versa deve ser respeitado. Com a doação, o direito sobre os gametas é transferido para o serviço de captação, entretanto, deve ser mantido o anonimato do doador. O fato de entre o doador e o casal receptor existir o serviço de captação, facilita o anonimato, até porque permite que haja uma dissociação no espaço e no tempo entre a doação e a inseminação. A utilização destas células para a criação de pré-embriões para serem utilizadas em estudos científicos, ainda é um assunto discutível, com muitas restrições, e para isto, os doadores devem especificar o seu aceite.

Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292010000600011. Acesso em: 22 nov.2016.

I)  Na Fertilização in vitro ou IVF (In Vitro Fertilization), técnica também denominada "bebê-proveta", representa uma das maiores conquistas no tratamento da infertilidade. A possibilidade de uma fecundação fora do corpo feminino representou a solução para disfunções que a simples inseminação artificial não é capaz de resolver como, por exemplo, qualquer alteração em nível de tubas, que impede que o espermatozoide chegue até o óvulo, como laqueadura irreversível, gravidez ectópica ou mesmo endometriose. A fertilização in vitro também possibilita tratamento de infertilidade masculina em casos de azoospermia ou espermatozoides com pouca mobilidade.

II) A ICSI rompeu mais uma barreira na constante busca de tratar a infertilidade, sendo a mesma indicada para o tratamento da infertilidade masculina (poucos ou nenhum espermatozoide no ejaculado, espermatozoides com baixa mobilidade, porcentagem baixa de espermatozoides com morfologia normal). De acordo com MOURA et al. (1998) não há diferenças nas taxas de fertilização e gravidez entre a ICSI e a FIV quando esta é realizada na ausência do fator masculino de infertilidade, sendo a primeira nitidamente superior em casos onde a infertilidade tem como precursoras disfunções masculinas.

III) Idealizada pelo médico argentino Ricardo Ash, a transferência intratubária de gametas , consiste em captar os óvulos da mulher por meio de laparoscopia − exame endoscópico da cavidade abdominal por meio de uma pequena incisão na parede do abdome − ao mesmo tempo em que se capta o esperma do marido. Na mesma operação, colocam-se ambos os gametas em uma cânula especial, devidamente preparado, introduzindo-os em cada uma das tubas uterinas, lugar onde se produz naturalmente a fertilização.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) assertiva(s) contida(s) em:


II e III, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.


I, apenas.


I e II, apenas.

Primeiramente, leia o texto: Vacinas com propriedades terapêuticas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Vacinas com propriedades terapêuticas

Vacinas terapêuticas têm como objetivo controlar infecções crônicas ou doenças degenerativas instaladas no indivíduo a ser tratado. Nesse aspecto, a definição de vacina terapêutica se confunde com o conceito de terapia gênica, particularmente quando se lança mão de vacinas de DNA ou vetores vivos que, em última instância, introduzem informação genética nas células do hospedeiro que se encarregarão de produzir as proteínas que irão desencadear uma resposta imunológica capaz de reverter o quadro infeccioso ou degenerativo instalado. A base de qualquer vacina terapêutica é, portanto, reverter situações nas quais o sistema imunológico do indivíduo não foi capaz de ativar uma resposta imune na intensidade ou na qualidade adequada, o que, em geral, resulta na instalação de um quadro de tolerância imunológica. Evidentemente, a relevância do conceito vacinal terapêutico traz sentido apenas nos casos em que não existam opções terapêuticas disponíveis mais eficientes. Além disso, para que uma vacina terapêutica possa ter sucesso, deve haver evidências de que a doença e, consequentemente, o patógeno que a causou possam ser controlados pelo sistema imunológico do indivíduo, uma vez que ativado corretamente, como no caso de doenças crônicas como aquelas causadas pelos vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), herpes humano (HSV), da hepatite B (HBV) e do papiloma humano (HPV). Avanços no conhecimento dos mecanismos da imunidade permitiram estabelecer parâmetros importantes para uma vacina com propriedades terapêuticas. Particularmente, a caracterização do papel funcional de linfócitos T citotóxicos, assim como de outras células minoritárias do sistema imunológico com funções semelhantes, representou um passo importante para o avanço de pesquisas voltadas para o desenvolvimento de vacinas terapêuticas. Ao reconhecerem e destruírem células infectadas ou alteradas na sua composição antigênica, os linfócitos CD8+ T citóxicos representam uma formidável barreira contra patógenos que evadem outros mecanismos de defesa imunológica, como os anticorpos e o complemento, ao penetrarem e se multiplicarem no interior de células do hospedeiro. Nos últimos anos, diversos grupos de pesquisa têm se dedicado à busca de formulações vacinais capazes de ativar de forma eficiente e duradoura linfócitos T CD8+ citóxicos, capazes de reconhecer e destruir células que expressem na sua superfície fragmentos de antígenos derivados de patógenos virais, bacterianos ou parasitários que se multiplicam em seu interior. De forma semelhante, vacinas com propriedades anticâncer têm sido investigadas há várias décadas na esperança de se encontrarem alternativas mais eficazes e menos invasivas para o tratamento de alguns tipos de câncer. Em alguns casos, o tratamento de alguns tipos de câncer se torna mais propício para uma abordagem vacinal terapêutica em função de uma origem infecciosa, como tumores associados à infecção com os vírus HBV e HPV. Nos dois casos, a disponibilidade de vacinas com características profiláticas voltadas para o controle da infecção pelos vírus torna a questão da viabilidade e relevância das vacinas terapêuticas mais complexa e, em determinadas situações, gera polêmicas interessantes sobre o papel de cada uma no controle de determinadas doenças. Nesse aspecto, a recente comercialização de vacinas profiláticas para o controle do HPV e a busca por uma alternativa vacinal com características terapêuticas para tumores associados à infecção por esse vírus representam um exemplo que merece ser analisado.

Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000300003. Acesso em: 21 nov.2016.

Analisando o texto acima e correlacionando as informações com as aplicações da Biotecnologia moderna, julgue as afirmações a seguir.

I)   Vacinas terapêuticas têm como objetivo controlar infecções crônicas ou doenças degenerativas instaladas no indivíduo a ser tratado.

II)  A base de qualquer vacina terapêutica é reverter situações nas quais o sistema imunológico do indivíduo não foi capaz de ativar uma resposta imune na intensidade ou na qualidade adequada, o que, em geral, resulta na instalação de um quadro de tolerância imunológica.

III) Para que uma vacina terapêutica possa ter sucesso, deve haver evidências de que a doença e, consequentemente, o patógeno que a causou possam ser controlados pelo sistema imunológico do indivíduo, uma vez que ativado corretamente, como no caso de doenças crônicas como aquelas causadas pelos vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), herpes humano (HSV), da hepatite B (HBV) e do papiloma humano (HPV).

A(s) afirmação(ões) CORRETA(S) está(ão) contida(s) em:


I e II, apenas.


II e III, apenas.


I, II e III.


I e III, apenas.


III, apenas.

A respeito dos métodos e técnicas utilizados pela Biotecnologia Moderna, analise as assertivas abaixo, assinalando C para as corretas e E para as erradas.

I) No cultivo de linhagem de células estabelecidas utiliza-se linhagens de células que apresentam crescimento prolongado, o que demonstra sua natureza celular cancerígena. Estas células se encontram, na maioria das vezes, formando uma espécie de “tapete” nas garrafas ou na placa de cultivo.

II) Bacteriófagos são vírus que atacam bactérias.

III) Para obter grandes quantidades de fragmentos de DNA, em um curto intervalo de tempo, utiliza-se a reação em cadeia da polimerase (PCR).

IV) Existem dois tipos de cultivo celular: o primário e o de linhagens estabelecidas.

V) A partir do isolamento do DNA, pode-se obter a localização, separação e multiplicação de um gene na célula eucarionte. Uma vez digerido com enzima de restrição, a mesma gera uma enorme quantidade de segmentos curtos de DNA chamados de fragmentos de restrição.

As assertivas CORRETAS foram indicadas em:


II, III e V, apenas.


I, II, III, IV e V.


I, II, III e V, apenas.


I, II, III e IV, apenas.


I e V, apenas.

Analise e identifique esse fenômeno físico fundamental para a molécula de DNA. 

[...] Caso o DNA desnaturado esfrie lentamente, as cadeias complementares se emparelham de forma ordenada e se restabelece a conformação original da molécula. Este processo é denominado: 


renaturação.


sequenciamento de DNA.


desnaturação.


separação dos fragmentos de restrição por eletroforese.


reação em cadeia da polimerase (PCR).

Páginas: 12345